Portal de Turismo de
Arvoredo

Arvoredo


{{previsaoTempo.dia1.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia1.condicao}} min {{previsaoTempo.dia1.minima}} / max {{previsaoTempo.dia1.maxima}}
{{previsaoTempo.dia2.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia2.condicao}} min {{previsaoTempo.dia2.minima}} / max {{previsaoTempo.dia2.maxima}}

Apresentação

Na década de 40, os “tropeiros” que conduziam gado e mercadorias do Noroeste do Rio Grande do Sul para o Sudoeste do Paraná passavam pela região Oeste de Santa Catarina e paravam para descansar em um local muito agradável cheio de árvores, com frutas, com espaço adequado para descanso do pessoal e do gado, com água abundante e de boa qualidade. A partir das costumeiras paradas dos tropeiros, deu-se início a formação do povoado ao qual deram o nome de Arvoredo, formado por cidadãos gaúchos, de origem italiana. Descendentes de italianos vindos do Rio Grande do Sul colonizaram este município essencialmente rural. Até hoje, somente 732* de seus 2.332* habitantes vivem na área urbana. O município tem como principal fonte de renda a produção de grãos, avicultura, bovinocultura de leite e corte e a suinocultura.  Localizado no oeste de Santa Catarina com aproximadamente 2300 habitantes que tem na sua essência a simplicidade do interior,  e uma receptividade incomparável. As indústrias e o Comércio Local atendem as principais demandas do município.  O  Turismo vem se estruturando como um fator de desenvolvimento econômico e social do município, viabilizando projetos que tenham a capacidade de transformar a cidade em um destino turístico de referência em lazer e gastronomia na região oeste. Hoje a cidade já recebe durante o verão turistas que vem de cidades próximas, em especial de Chapecó, para aproveitar o lago artificial formado após a construção da barragem. O entorno do lago já possui projeto de ocupação que prevê estrutura necessária ao turismo de lazer naquele espaço.  O município conta com uma área de lazer na Comunidade de Linha Alegre, que oferecem estrutura de hospedagem, alimentação, balneário com piscinas e acesso ao Rio Irani, este com locais apropriados para o banho. Recentemente foi lançada a Rota Delicias de Arvoredo, colocamos na prateleira do turismo regional um roteiro de compras no meio rural, que vende saúde, qualidade de vida e bem estar. Ao participar da rota Delicias de Arvoredo o turista leva pra casa seus produtos e contribui para a permanência  do produtor no campo.

 

 

Imagem ilustrativa região turística Grande Oeste

Grande Oeste

Com paisagem campeira, parques ecológicos, cascatas, corredeiras e cânyons, a região é um convite à prática do ecoturismo e aos amantes das belezas naturais. As estâncias de águas termais, as propriedades de águas termais, além da cultura indígena caigangue completam o cenário desta região que é o maior centro agroindustrial de Santa Catarina e constitui-se na maior parte por municípios com menos de 10 mil habitantes.

Saiba mais sobre a região Grande Oeste acessando o
IDMS de Arvoredo
Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável
0,000
Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Arvoredo.
Saiba Mais

COMO CHEGAR

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

Florianópolis, SC 532 km 7 horas 50 minutos Ver mapa >
Blumenau, SC 451 km 7 horas 21 minutos Ver mapa >
Joinville, SC 510 km 7 horas 51 minutos Ver mapa >
Chapecó, SC 23,7 km 33 minutos Ver mapa >
Lages, SC 305 km 4 horas 40 minutos Ver mapa >
Criciúma, SC 504 km 7 horas 56 minutos Ver mapa >
Porto Alegre, RS 472 km 6 horas 36 minutos Ver mapa >
Curitiba, PR 480 km 7 horas 22 minutos Ver mapa >
São Paulo, SP 877 km 12 horas 34 minutos Ver mapa >
Brasília, DF 1.745 km 22 horas 51 minutos Ver mapa >