Subscribe Now
Trending News

Arvoredo

Na década de 40, os “tropeiros” que conduziam gado e mercadorias do Noroeste do Rio Grande do Sul para o Sudoeste do Paraná passavam pela região Oeste de Santa Catarina e paravam para descansar em um local muito agradável cheio de árvores, com frutas, com espaço adequado para descanso do pessoal e do gado, com água abundante e de boa qualidade. A partir das costumeiras paradas dos tropeiros, deu-se início a formação do povoado ao qual deram o nome de Arvoredo, formado por cidadãos gaúchos, de origem italiana. Descendentes de italianos vindos do Rio Grande do Sul colonizaram este município essencialmente rural. Até hoje, somente 732* de seus 2.332* habitantes vivem na área urbana. O município tem como principal fonte de renda a produção de grãos, avicultura, bovinocultura de leite e corte e a suinocultura.  Localizado no oeste de Santa Catarina com aproximadamente 2300 habitantes que tem na sua essência a simplicidade do interior,  e uma receptividade incomparável. As indústrias e o Comércio Local atendem as principais demandas do município.  O  Turismo vem se estruturando como um fator de desenvolvimento econômico e social do município, viabilizando projetos que tenham a capacidade de transformar a cidade em um destino turístico de referência em lazer e gastronomia na região oeste. Hoje a cidade já recebe durante o verão turistas que vem de cidades próximas, em especial de Chapecó, para aproveitar o lago artificial formado após a construção da barragem. O entorno do lago já possui projeto de ocupação que prevê estrutura necessária ao turismo de lazer naquele espaço.  O município conta com uma área de lazer na Comunidade de Linha Alegre, que oferecem estrutura de hospedagem, alimentação, balneário com piscinas e acesso ao Rio Irani, este com locais apropriados para o banho. Recentemente foi lançada a Rota Delicias de Arvoredo, colocamos na prateleira do turismo regional um roteiro de compras no meio rural, que vende saúde, qualidade de vida e bem estar. Ao participar da rota Delicias de Arvoredo o turista leva pra casa seus produtos e contribui para a permanência  do produtor no campo.

 

 

Dados do Município

Região Turística: Grande Oeste
Área: 90.769 km (IBGE/2010)
População: 2234 habitantes (IBGE/2013)
Latitude: 27°04’28
Longitude: 52°27’21
Altitude: 362 m
Cidades próximas: Seara, Xavantina, Xanxerê, Xaxim, Chapecó.

Grande Oeste

Com paisagem campeira, parques ecológicos, cascatas, corredeiras e cânyons, a região é um convite à prática do ecoturismo e aos amantes das belezas naturais. As estâncias de águas termais, as propriedades de águas termais, além da cultura indígena caigangue completam o cenário desta região que é o maior centro agroindustrial de Santa Catarina e constitui-se na maior parte por municípios com menos de 10 mil habitantes.

IDMS de Arvoredo

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Arvoredo.

Saiba Mais

Localização